Tsukumogami Kashimasu, review final. O anime é um drama romântico de época com toque sobrenatural que conquistou os que o assistiram.




Tsukumogami Kashimasu (tradução, Alugamos Tsukumogamis) também conhecido como We Rent Tsukumogami é um drama romântico de época com uma pitada de mistério e sobrenatural que entreteu muita gente na temporada de Verão\2018 pelo seu enredo minucioso e bem escrito e por sua ambientação de época apresentando ao público o que seria o início da cidade de Tóquio durante o período Edo. A série, originalmente uma light novel escrita por Megumi Hatakenaka, tem um enredo muito bem confeccionando com uma narrativa madura, inteligente e até mesmo cult que poderia facilmente ser adaptada para um drama interpretado por atores reais de tão simplista e carismática que é a comunicação utilizada pela autora nessa obra. O anime finalizou-se há alguns dias em um total de 12 episódios e esse review, com o máximo de spoilers evitados, procura esclarecer por que uma obra de nicho conquistou o coração de muitos que a assistiram.

Tsukumogami Kashimasu certamente não agradará a todos os públicos sendo destinado àquelas pessoas que curtem um enredo mais cotidiano, recheado de peculiaridades e personagens comuns do dia a dia com seus pequenos dilemas de vida e uma boa dose de sobrenatural. A história do anime se desenrola próximo ao final do período Edo no Japão que perdurou entre 1603 e 1868, essa época ficou conhecida como Idade da Paz Ininterrupta sendo um período em que o país fechou-se política e economicamente para o restante do mundo e aplicou um forte regime interno mas apresentando uma relativa paz com valorização das artes, escrita, educação, construção civil e desenvolvimento de estradas.
Entre as grandes cidades que começavam a se desenvolver estava Edo que atualmente é conhecida como Tóquio. O problema é que incêndios eram muito comuns devido as construções de madeira muito bonitas na época e por isso as pessoas mais abastadas ao invés de comprar certos objetos preferiam alugá-los a um valor justo em alguma das inúmeras lojas, por toda a cidade. Dentro desse contexto nós somos apresentados a dois personagens, Seiji (dublado por Junya Enoki) e sua irmã Okou (dublada por Mikako Komatsu) na verdade eles não são irmãos de sangue, acontece que o padrasto de Seiji era um grande amigo do pai de Okou e quando a garota ficou órfã foi morar junto a Seiji e sua família. Atualmente Seiji e Okou são donos de uma pequena loja de aluguel em Edo especializada em pequeno objetos tipo quadros para decoração de festas e recepções, pentes de cabelo, acessórios para mulheres, bonecas decorativas, etc. Esse tipo de produto embora simples era extremamente cobiçado pela alta sociedade japonesa da época e muitos senhores costumam vir a loja dos irmãos para aluga-los.
Porém, existe algo sobrenatural em alguns desse objetos! Afirma-se que quando um quadro, cachimbo, boneca ou pente existe por mais de um século ele pode se tornar um Tsukumogami, basicamente um espírito incorporado ao objeto! A loja de Seiji e Okou possui alguns desses seres que acabam se tornando a graça do anime. Embora eles não falem com pessoas podem ser ouvidos e entender o que acontece dentro da loja. Como qualquer história da vida cotidiana, vários casos surgem que requerem a ajuda de Seiji e sua irmã tipo uma filha que não se entende bem com a mãe, um jovem rico que não consegue se declarar para sua amada ou um vaso caro que de repente foi roubado. Para solucionar os conflitos os protagonistas de vez em quando precisam da ajuda dos Tsukumogamis para investigar, encontrar soluções ou descobrir segredos.
O anime, como já afirmamos, tem um enredo muito bem trabalhado com uma narrativa madura e inteligente além de um elenco de personagens muito carismático e um romance que gradativamente vai se tornando mais evidente. O jovem Seiji e sua irmã Okou estão apaixonados mas não demonstram por questões de convívio, ele sente ciúmes quando a vê conversando com clientes masculinos suspeitos além do mais Okou recebeu no passado uma declaração amorosa do personagem Satarou que não deu muito certo e ele teme enfrentar o dia em que verá sua irmã de criação casada com outro já que a moça é muito bonita estando em plena idade para isso. No entanto Seiji não conhece os verdadeiros sentimentos da irmã, Okou é mais séria e as vezes irrita-se com ele por não compreender como ela se sente. O elenco de Tsukumogamis tem destaque durante todo o anime desde a super carismática Usagi que na verdade é um pente que não para de falar, passando por um cachimbo todo pomposo, um pingente em forma de morcego estressado, um quadro mal humorado e convencido e uma boneca decorativa com ares de nobreza.
Tsukumogami Kashimasu (ou We Rent Tsukumogami) foi produzido pelo estúdio Telecom Animation Film (o mesmo de Orange e Lupin III) que entregou uma boa qualidade visual e de animação. A paleta de cores tem tons claros e o design de personagem é muito bonito principalmente do elenco feminino sem mencionarmos a boa pesquisa de época. Como a série se passa durante o período Edo tanto a ambientação, as construções, o modo de vida e principalmente as vestimentas dos personagens remetem àquele período. Homens e mulheres são vistos de kimono, sandálias de madeira ou as típicas toucas usadas por trabalhadores. Comidas, doces e chás da época também estão presentes além do tratamento peculiar entre as pessoas de uma cultura tão voltada a cordialidade. Para quem curte esse tipo de narrativa Tsukumogami Kashimasu é uma excelente indicação o anime está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil, link abaixo.
Se curti, compartilhe!

Valeu e até a próxima.



Links Relacionados:





Video promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Video promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também:
https://anifeeling.blogspot.com/2017/09/tsuki-ga-kirei-um-romance-emocionante.html

https://anifeeling.blogspot.com/2018/06/tada-kun-wa-koi-wo-shinai-o-drama.html

https://anifeeling.blogspot.com/2018/03/sora-yori-mo-tooi-basho-vamos-todos.html

https://anifeeling.blogspot.com/2018/06/amanchu-advance-uma-continuacao.html

https://anifeeling.blogspot.com/2018/01/violet-evergarden-comovente-dramatico.html

No comments:

Post a Comment